Ensaios de Permeabilidade

ABNT NBR 13969:97

ENSAIO PARA DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE PERCOLAÇÃO DO SOLO (K)

Um sistema de infiltração do efluente no solo depende, basicamente, das características do solo onde é instalada a vala e da capacidade de percolação no solo.

ABGE:2013

INFILTRAÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DE COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE

Os ensaios de infiltração têm por finalidade caracterizar o subsolo do empreendimento com respeito à infiltração de águas pluviais.

Na Mantovani, executamos ensaios de infiltração de acordo com as referências técnicas determinadas pela ABNT e ABGE para atendimento às exigências dos órgãos fiscalizadores e CETESB.

Por meio do ensaio de infiltração preconizado pela NBR 13.969/97, determina-se a taxa máxima de aplicação diária em m³/m² dia. Esse parâmetro é utilizado no dimensionamento de sumidouros e valas de infiltração.

Os ensaios de permeabilidade segundo a ABGE são correntemente realizados com a finalidade de se determinar os coeficientes de permeabilidade dos terrenos objeto de estudos para implantação ou consolidação de obras civis e/ou projetos ambientais (ABGE, 2013).

“Os resultados obtidos são apresentados em um relatório contendo a descrição dos serviços efetuados, com fotos, planta de locação dos pontos estudados bem como os resultados de permeabilidade e interpretação.”

GRAPOHAB, 2019

Solicite agora mesmo uma proposta pelo formulário rápido abaixo!

Endereço

Rua José Florêncio Braido, 36 - Vila Santa Cruz Itatiba/SP - CEP 13.251-587